1º Dia - O altar que confirma a promessa
Texto Base: Gn 15.9-10 “Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves.”
A vida de Abraão foi marcada por altares. Quando Deus o chama, ele levanta um altar ao Senhor (Gn 12.7); quando o Senhor lhe aparece para lhe confirmar sua promessa, ele oferece ao Senhor uma oferta (em um altar – Gn 15.9-10); quando o Senhor lhe pede Isaque, ele oferece seu sacrifício em um altar (Gn 22.9), também quando vence os seus adversários e mesmo quando teve incertezas do futuro. E no mundo espiritual, altar tem o seguinte significado:
1) DEDICAÇÃO;
2) ENTREGA,
3) OFERTA,
4) SACRIFÍCIO;
5) ALIANÇA,
6) CONSAGRAÇÃO.
O posicionamento espiritual de Abraão confirmou sua promessa, trazendo sobre ele a vitória contra esterilidade. Porque mesmo Abraão tendo já tido um filho (Ismael) ele era estéril nos seus sonhos, na sua promessa. Muitos profissionais têm até um determinado nível de realização, mas continuam vivendo uma condição de esterilidade, aquém daquilo que é a promessa que Deus preparou para eles. Hoje, nós vamos aprender a nos posicionar, para termos a nossa promessa confirmada pelo Senhor. A confirmação da nossa promessa traz a fertilidade.
COMO PODEMOS SER ROUBADOS NA NOSSA FERTILIDADE:
1) PELA INÉRCIA OU ACOMODAÇÃO;
2) PELA FALTA DE CONHECIMENTO, FORMAÇÃO OU PREPARO;
3) PELA INFIDELIDADE.
CINCO ALTARES (POSICIONAMENTOS PROFISSIONAIS) QUE CONFIRMAM A NOSSA PROMESSA:
1º ALTAR DE NOÉ – DE TRABALHO - COM DILIGÊNCIA - Gn 8.20 e 21
Noé construiu uma arca, vencendo prazos, limitações e até sua própria inexperiência no ramo. Mas, após o dilúvio, Noé levanta um altar ao Senhor e ali, Deus, o abençoa e faz com ele uma aliança, prometendo-lhe que nunca mais destruiria a terra através da água. Quem tem um altar na presença do Senhor, tem a certeza do livramento, que vem da aliança, que vem do altar. Em meio ao dilúvio do mundo moderno, você e a tua casa serão preservados. Haverá livramento!
2º ALTAR DE ABRAÃO – DE OUSADIA - NÃO TENDO MEDO DO NOVO – Gn 12.7
Deus chama Abraão para viver o inusitado, o que nunca ele tinha vivido. Imediatamente após Deus chamar a Abraão e lhe fazer a promessa que lhe engrandeceria, Abraão levanta um altar ao Senhor. Esse altar do chamado representava não apenas a condição de Abraão de andar de acordo com o que havia alcançado (Fp 3.16), mas também de ratificar a sua promessa. Nosso posicionamento nos garante viver a promessa de Deus, independente daquilo que vive o mundo. Deus te chamou para ser prospero, para ser o melhor da terra. Tenha, pois, posicionamentos condizentes com o teu chamado.
3º ALTAR DO MONTE MORIÁ – DE OBEDIÊNCIA – SEM LIMITES COM DEUS – Gn 22.13-14
Obedecer prontamente a Deus é o caminho do milagre. Mas para obedecer, ele precisava erigir um altar. Abraão (e por herança, Isaque) somente viveu a experiência do suprimento – o carneiro preso pelos chifres – porque havia um altar levantado ao Senhor no Monte Moriá. Quem ergue altares a Deus, pode ter a certeza! Sempre haverá suprimento. Jeová Jireh se apresenta quando existe um altar. Tenha posicionamentos de obediência a Deus, pois haja o que houver, haverá suprimento.
4º ALTAR DE ISAQUE – DE PERSISTÊNCIA – IR ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS – Gn 26.25
Isaque era um exemplo de persistência, de perseverança. Os filisteus eram inimigos declarados de Isaque, chegando ao cumulo de contenderem com ele e com seus homens por conta de poços de água no deserto. Entretanto, quando mais contendiam, mais Deus dava vitória a Isaque. Isso fazia notória a soberania do homem hebreu. E depois que ele vence os filisteus, seus concorrentes, através da persistência, ele ergue um altar ao Senhor. Aí então, vem o reconhecimento de Abimeleque, Ausate e Ficol, os poderosos da terra. Perseverança não apenas te dá vitória contra a concorrência, mas te dá mais do que isso!! O reconhecimento dos grandes e poderosos do mercado.
5º ALTAR DE JACÓ – DE ALIANÇA IRRESTRITA COM A IGREJA (BETEL – CASA DE DEUS) – Gn 35.14-15
No momento mais crítico de sua vida, Jacó faz uma aliança com Deus. Da maneira como ele conhecia, da maneira como ele sabia fazer. E nessa aliança havia um altar, marca de continuidade, pois seus antepassados haviam agido da mesma maneira. Levantando altares. Um dos grandes roubos do mercado moderno é a quebra de sucessão. Verdadeiros impérios que existiam ontem deixaram de existir. Marcas fortes quebraram, fusões aconteceram e quem tinha, deixou de ter, quem era deixou de ser. Ao longo dessa ministração, falamos sobre Noé, Abraão, Isaque e agora Jacó, num período de mais de 600 anos. Mesmo assim, a promessa continuou viva! E depois de Jacó, vieram as 12 tribos de Israel, veio Judá, veio Jesus Cristo e a promessa permanece viva para nos, milhares de anos depois! Quem tem um altar pode ter esta certeza: Céus e terra passarão, mas a promessa não deixará de ser cumprir!
E QUANDO ERGO MEUS ALTARES (ME POSICIONO ESPIRITUALMENTE), AS BENÇÃOS VEM SOBRE A MINHA VIDA! ENTÃO TENHO:
1) LIVRAMENTO DA CRISE;
2) O CUMPRIR DAS PROMESSAS;
3) SUPRIMENTO SOBRENATURAL;
4) VITÓRIA SOBRE A CONCORRÊNCIA;
5) SUCESSÃO E CONTINUIDADE.
Declare com fé: “Eu tenho altares que confirmam a promessa. Eu faço parte da Aliança, eu não nego esta Aliança. Eu participo do Corpo partido de Jesus Cristo; eu me examino e posso alimentar minha fé e ter a cobertura do Sangue que garante a promessa em nome de Jesus, amém!”