ESTUDO 1: PRÉ-REQUISITOS PARA CONQUISTAR AS PROMESSAS
Leia Josué 1.3 e 5: Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como prometi a Moisés. (...) Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
As palavras acima foram ditas pelo Deus de Israel ao próprio Josué quando este acabara de assumir a liderança do Povo de Deus, estando eles às portas de iniciar a conquista dos territórios que estavam além do rio Jordão. Observe a grandeza das promessas que o Senhor fez a Josué. Quanto bálsamo para a vida de um líder! Nestas palavras o Senhor garante que no que dependesse dEle, a conquista estaria garantida.
Como assim, no que dependesse dEle? A conquista dependeria de mais alguém além do próprio Senhor? Claro que sim. Lembre-se de que quarenta anos antes, apesar do Deus ser o mesmo, por conta do povo ter um coração diferente, a conquista foi retardada. Assim, a parte de Deus é garantida. Mas há uma parte que se reserva a nós, os conquistadores das promessas. Em três aspectos as conquistas dependerão de nós e tais aspectos ou pré-requisitos estão claros na história de Josué.
1o. Somente conquistará quem se esforçar. Você certamente já ouvir falar da “lei do mínimo esforço”. As pessoas tendem a procurar a forma mais fácil e menos desconfortável para atingir seus objetivos. O comodismo é uma epidemia da geração atual. Por que é que atualmente a quantidade de pessoas acima do peso normal é tão grande? Porque a sociedade incentiva as pessoas a se livrarem do esforço físico e a não abrirem mão dos prazeres. Até mesmo do esforço mental as pessoas fogem.
Porém, a ordem do Deus de Israel a Josué foi muito enfática: Esforça-te (Js 1.6; 7 e 9). Entenda que a preguiça não vem de Deus. Não é a toa que a Bíblia ensina que o próprio Deus trabalha e não dorme no serviço! (Sl 121 e Is 64.4). Há crentes que se esforçam somente para encontrar desculpas para não se envolver com a Obra do Senhor. Para estes 2007 não será um ano de conquista de promessas.
2o. Somente conquistará quem tiver bom ânimo. Além do esforço, o Senhor recomendou a Josué o bom ânimo, o mesmo que alegria e disposição corajosa (Js 1.6; 7 e 9). Para conservar-se cheio de bom ânimo é preciso vigiar. São diversas as artimanhas do inimigo das nossas almas que visam ferir nossa alma e roubar minar nosso ânimo. Também as circunstâncias da vida podem nos intimidar, despertar o medo em nossos corações.
O bom ânimo pode ser descrito como uma atitude corajosa. Para conservar a coragem em seu coração é preciso estar sempre lembrado do respaldo que o próprio Deus dá aos servos que andam em obediência diante dEle. Um Conquistador das Promessas precisa resistir a todo medo (Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Js 1.9). Rejeite o medo em sua vida. O Espírito de Deus nos dá coragem, e não medo (II Tm 1.7).
3o. Somente conquistará quem não perder a Visão. Atente para as instruções que o Senhor deu a Josué: Cuida em fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. (Js 1.7,8). O Senhor foi categórico em cobrar de Josué obediência aos princípios estabelecidos por Ele e registrados por Moisés. Josué não poderia criar versões diferentes para os planos revelados pelo Senhor. Sua função seria obedecer sem se desviar. Imagine se Josué, de repente sentisse desejo de conquistar o Líbano e não mais a Terra Prometida. Ele simplesmente invalidaria a conquista.
Você precisa fixar seu foco na Conquista das Promessas que o Senhor apontou. Cuidado para não se distrair. O inimigo tenta de muitas maneiras distrair nossa atenção para nos fazer desviar dos propósitos do Senhor.
A parte de Deus já está garantida. No que depender dEle, 2012 será o ano da Conquista das Promessas para você e toda a IDM. Cabe a cada um de nós cumprir os três pré-requisitos expostos acima.
Ore com seus discípulos levando-os a se comprometerem com o Senhor em se esforçar, manter o bom ânimo e a visão do querer do Senhor. Dê oportunidade aos novos de se entregarem a Jesus.
Na unção da Conquista das Promessas.
Faça acontecer o melhor de Deus sobre a sua vida